Mercado Livre Ofertas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Eleitores de todo o Brasil enfrentam fila no último dia para tirar o título.


Confira o cartório mais próximo; prazo termina às 18h.
Na porta de cartório, havia recado: 'Sorria, você deixou para o último dia'

Os eleitores que deixaram para tirar ou transferir o título de eleitor no último dia enfrentam longas filas em todo o Brasil.
"Cheguei às 8h30, antes mesmo de abrir, mas não esperava tanta fila", afirma Bruna Rodrigues Leal, 18 anos, cobradora. "Nao deu tempo de vir antes", justifica
Um recado, na porta do cartório, tenta animar os eleitores que aguardam por horas na fila: "Sorria, você deixou para o último dia". Dentro, quando finalmente o eleitor pega a senha de atendimento, a lotação é total. "Cheguei às 8h, mas pelo visto ainda vai demorar para chamarem meu número", lamenta a estudante Tatiana Castro, 18 anos.

O prazo para a retirada e a transferência do título de eleitor termina às 18h desta quarta (5). O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos e menos de 70 anos. O primeiro turno das eleições será no dia 3 de outubro e a segunda votação no dia 31 do mesmo mês.

Quem for tirar o título pela primeira vez, deve levar o RG, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar, para homens entre 18 e 45 anos.

Já para a transferência, é preciso trazer documento de identificação, título de eleitor, os comprovantes de votação ou justificativas de eleições anteriores, e comprovante de residência recente.

Quem perdeu o título de eleitor pode requerer a segunda via até 23 de setembro. Quem não tem o documento não pode se matricular em universidade, tirar CPF nem o passaporte.

Além disso, quem não tem título paga uma multa de R$ 3,51 pelo turno que deixou de votar.

Nenhum comentário: